Montecristo Editora

gallery/logopuro com borda.512
Montecristo editora

A Montecristo Editora publica clássicos  universais.  Nosso objetivo é oferecer obras de literatura e filosofia a preços acessíveis e com tradução moderna e atualizada.

Oferecemos também os principais clássicos da literatura portuguesa com texto original integral, sem qualquer adaptação ou modificação.

Catálogo
Cândido, ou o Otimismo

Cândido, ou o Otimismo
Cândido, ou o Otimismo
Cândido, ou o Otimismo
Cândido, ou o Otimismo
Categoria:
Lançamento
SKU:
9781619653078
Autor:
Voltaire
Rótulo / Gênero:
Filosofia, Literatura
Língua:
Português, Francês
Formato:
Digital
Descrição

Disponível nas lojas: Amazon, Kobo e Apple.

“Cândido, ou o Otimismo”, obra mais conhecida de Voltaire, usa do deboche para satirizar a tolice dos filósofos e a petulância dos poderosos. É uma denúncia selvagem do otimismo metafísico defendido pelo filósofo alemão Leibniz, revelando um mundo de horrores e insensatez.
Cândido é um retrato satírico de seu tempo. Escrito em 1758, situa o leitor entre fatos históricos como o terremoto que arrasou Lisboa em 1755 e a Guerra dos Sete Anos (1756-63), enquanto critica com bom-humor as regalias da nobreza, a intolerância religiosa e os absurdos da Santa Inquisição. Já o caricato mestre Pangloss é uma representação sarcástica da filosofia otimista do pensador alemão Gottfried Leibniz.
Apesar da crença absoluta na doutrina panglossiana, do primeiro ao último capítulo, Cândido (trocadilho para puro, inocente e ingênuo) sofre um sem-fim de desgraças: é expulso do castelo; perde seu amor; é torturado por búlgaros; sobrevive a um naufrágio para em seguida quase perecer em um terremoto; vê seu querido mestre ser enforcado em um auto da fé; é roubado e enganado sucessivas vezes.
A curta obra picaresca vale-se da técnica narrativa do manuscrito encontrado. O sucinto frontispício contém o aviso: “traduzido do alemão, de autoria do sr. Dr. Ralph, com os adendos que se encontraram no bolso do doutor quando morreu em Minden, no ano da graça de 1759”. Minden, na Vestfália, foi palco da derrota dos franceses pelos prussianos. Mais que um recurso literário para dar uma áurea verossímil ao texto, atribuir a autoria a um finado autor era uma malandragem do filósofo iluminista francês para evadir-se da censura, já que Voltaire jamais admitiu ser o criador da novela.

Versão bilíngue: tradução moderna e original em francês.


Disponível nas lojas: Amazon, Kobo e Apple. Leia um trecho agora na Amazon.
Contato

A Montecristo é uma empresa 100% digital. 

Contate-nos por e-mail ou através de nossa página no Facebook.

E-mail: editora@montecristoeditora.com.br

 

Visite o site O Estoico, para conhecer mais sobre o estoicismo e ter acesso ao conteúdo da Montecristo Editora.

Acompanhe a Montecristo no Facebook